Participação do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Cúpula do G7

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará, no dia 14 de junho, do segmento de engajamento externo da Cúpula do G7, em Borgo Egnazia, na Apúlia, a convite da Primeira-Ministra da Itália, Giorgia Meloni.

De acordo com o governo italiano, além dos demais membros do G7, da Santa Sé e do Brasil, foram convidados para a reunião os seguintes países: África do Sul, Arábia Saudita, Argélia, Argentina, Emirados Árabes Unidos, Índia, Jordânia, Mauritânia (representando a União Africana), Quênia e Turquia. Entre os organismos internacionais, os convidados são: União Europeia (com status de observadora no G7), Organização das Nações Unidas, Fundo Monetário Internacional, Banco Mundial, Banco Africano de Desenvolvimento e Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico.

O Presidente Lula foi convidado a participar de cúpulas do G7 em diversas ocasiões no passado. Esta será a oitava participação do Presidente em cúpulas do grupo. No segmento de engajamento externo deste ano, deverão ser discutidos, entre outros, os temas de inteligência artificial e de energia, bem como a cooperação com a África e no Mar Mediterrâneo.

O Brasil mantém com os membros do G7 permanente diálogo sobre temas da agenda internacional, seja de forma bilateral, seja no âmbito do G20 e de organismos internacionais nos quais o Brasil e os membros do G7 interagem.

Fonte: Ministérios das Relações Exteriores